Podem pleitear vagas alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento, das Instituições de Ensino Superior (IES) que aderirem ao programa ou por meio de candidatura individual. Ser brasileiro, ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% dos créditos curriculares do curso de graduação e apresentar teste de proficiência no idioma relativo ao país de destino são alguns dos requisitos para participar do programa.
A lista de IES que aderiram ao Ciência sem Fronteiras ainda não foi divulgada, mas as Coordenadorias de Assuntos Internacionais das universidades orientam que os alunos interessados entrem em contato com a coordenação de seus cursos, para obterem mais informações sobre como aderir ao projeto.
Ciência sem Fronteiras
O programa, fomentado pelo CNPq, Capes, Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, busca expandir a pesquisa tecnológica brasileira e promover o contato de graduandos e pós-graduados do país com outros sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Para isso, o projeto possibilita a mobilidade internacional de pesquisadores e profissionais em formação. Estima-se que, até 2015, o Ciência sem Fronteiras disponibilizará cerca de 75 mil bolsas de intercâmbio acadêmico.
Segue a lista de Áreas de estudo que os candidatos devem pertencer para participar do Ciência sem Fronteiras:
- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e Novos Materiais;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, artes, filme, vídeo, fotografia, música e artes performáticas, televisão, rádio, editoração);
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos.
O edital de requerimento de bolsas de intercâmbio está disponível no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1
Nenhum comentário:
Postar um comentário