quinta-feira, 8 de março de 2012

Governo do Ceará discute Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria Especial da Copa 2014 e do Instituto Maria da Penha, promove hoje (08) solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O tema do encontro é o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e seus resultados no estado do Ceará.

A solenidade, que contará com a presença de Maria da Penha, acontecerá no Auditório Blanchard Girão, no Castelão, a partir das 17h. Logo após a palestra de abertura, Tião Simpatia, repentista, fará show "Mulher de Lei".


O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

A violência contra as mulheres ainda é uma realidade freqüente no Brasil. Segundo a Pesquisa Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil 2011, realizada pelo Instituto Avon/Ipsos, seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica e 27% das mulheres entrevistadas declararam já ter sido vítimas.

Lidar com esse problema envolve relações afetivas, projeto de vida, dor, vergonha e humilhação. A adoção de políticas públicas, de caráter universal e acessíveis a todas as mulheres se faz necessária.

Com objetivo de previnir, proteger e garantir os direitos das mulheres em situação de violência, bem como o combater a impunidade dos agressores, o governo federal lançou, em 2008, o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

Ações nas mais diferentes esferas da vida social estão sendo implementadas, como, por exemplo, na educação, no mundo do trabalho, na saúde, na segurança pública, na assistência social. O Pacto recebeu como recurso inicial R$ 1 bilhão.

As políticas públicas desenvolvidas no Pacto são direcionadas prioritariamente às mulheres rurais, negras e indígenas em situação de violência, em função da dupla ou tripla discriminação a que estão submetidas e em virtude de sua maior vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário